Seja bem-vindo ao OpenBrasil.org

Caverna do Diabo



No Vale do Ribeira, no estado de São Paulo, se concentra um dos maiores complexos de Cavernas do Brasil, representado por 273 cavidades naturais até hoje cadastradas pela Sociedade Brasileira de Espeleologia e outras tantas ainda não descobertas. Boa parte do grande fluxo de turismo nos municípios de Iporanga e Apiaí se deve a existência de duzentas e cinquenta e sete Cavernas, gerando importante fonte de renda para a população local. Possui uma área de 2.830.666 hectares.

Caverna do Diabo, como é conhecida, é administrada pela Secretaria do Meio Ambiente e pelo Instituto Florestal por estar dentro do Parque Estadual de Jacupiranga. Descoberta oficialmente em 1886 por Richard Krone, um pesquisador e naturalista alemão, a Caverna do Diabo é uma das mais belas Cavernas do mundo abertas à visitação. É a maior Caverna do estado de São Paulo, possuindo quase dez quilômetros de galerias já mapeadas.

No entanto, somente setecentos metros possui infra-estrutura para o turismo, como escadas, iluminação e passarelas. Isso proporciona maior segurança e comodidade aos visitantes que ficam à vontade para identificar e observar todos os diferentes tipos de espeleotemas encontrados em uma Caverna de calcário.

Cidade: Iporanga, Apiaí e Eldorado
Estado: São Paulo

Foto: A/ D - Arquivo OpenBrasil.org
I love Brazil - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página

INFO

I love Brazil - O Brasil é cheio de lugares paradisíacos. São rios, cachoeiras, lagoas com água cristalina, cavernas, barreiras de corais, cataratas e muitos mais. De norte-sul e de Leste-Oeste um Brasil que encanta o mundo por suas belezas naturais e arquitetônicas que ainda é pouco explorado pelos brasileiros.