Seja bem-vindo ao OpenBrasil.org

Capela Dourada



Capela Dourada, construção dos séculos XVII e XVIII, adornada com folhas de ouro, painéis de artistas de diversas épocas, azulejos e esculturas.

A Capela Dourada, também chamada de Capela dos Noviços, é uma capela da Ordem Franciscana localizada em Recife, no Brasil, dentro do complexo de edifícios do Convento e Igreja de Santo Antônio, e que inclui também o Museu Franciscano de Arte Sacra.

A construção da capela foi fruto de uma iniciativa dos Irmãos da Venerável Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, criada em Recife no século XVI. Sendo abastados muitos de seus membros, decidiram erguer uma capela para os noviços da Ordem. A pedra fundamental foi lançada em 13 de maio de 1696 pelo Capitão General Caetano de Melo Castro. A capela foi aberta ao público em 15 de setembro de 1697, com missa presidida pelo Comissário Visitador Frei Jerônimo da Ressurreição.

Nascendo em uma época de grande prosperidade na região, ao longo do tempo a capela recebeu melhorias e rica decoração barroca, e sua condição atual data basicamente dos séculos XVII e XVIII. Seu nome deriva da grande quantidade de ouro empregada na cobertura da exuberante talha de madeira que forra praticamente todos os espaços das paredes, altares e teto.

Cidade: Recife
Estado: Pernambuco

Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
I love Brazil - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página

INFO

I love Brazil - O Brasil é cheio de lugares paradisíacos. São rios, cachoeiras, lagoas com água cristalina, cavernas, barreiras de corais, cataratas e muitos mais. De norte-sul e de Leste-Oeste um Brasil que encanta o mundo por suas belezas naturais e arquitetônicas que ainda é pouco explorado pelos brasileiros.