Seja bem-vindo ao OpenBrasil.org

Pão de Açúcar



O complexo do Pão de Açúcar, localizado no bairro da Urca e composto pelo Morro do Pão de Açúcar (que dá nome ao complexo), morro da Urca e morro da Babilônia.

Pelas características únicas, margeado pelas águas da baía de Guanabara, constitui-se em uma referência turística internacional para a cidade.

Possui como atração complementar o passeio de teleférico, interligando a Praia Vermelha e o Morro da Urca ao Pão de Açúcar. Conhecido como Bondinho do Pão de Açúcar, o teleférico foi idealizado em 1908 e inaugurado em 1912, tornando-se o primeiro teleférico instalado no país e o terceiro do mundo. Nesses mais de noventa anos de existência, já transportou mais de trinta milhões de pessoas.

O morro do Pão de Açúcar é constituído por um bloco único de gnaisse-granito com idade de mais de seiscentos milhões de anos de idade, que surgiu da separação entre os continentes sul-americano e o africano, e que sofreu alterações por pressão e temperatura. Eleva-se a 395 metros acima do nível do mar.

Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro

Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
I love Brazil - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página

INFO

I love Brazil - O Brasil é cheio de lugares paradisíacos. São rios, cachoeiras, lagoas com água cristalina, cavernas, barreiras de corais, cataratas e muitos mais. De norte-sul e de Leste-Oeste um Brasil que encanta o mundo por suas belezas naturais e arquitetônicas que ainda é pouco explorado pelos brasileiros.